FutebolGlobal

Domingo, 18 de Agosto de 2019

COPA DO MUNDO DE 1970: BRASIL TRICAMPEÃO


A estréia brasileira foi no estádio Jalísco, Guadalajara, com a seleção batendo a Tchecoslováquia, por 4 a 1. O marcador foi aberto pelos tchecos e Rivelino logo empatou. Daí a seleção do técnico Zagalo esnobou: aos 14 do segundo tempo Pelé virou o jogo. Jairzinho, o Furacão, mais dois, aos 16 e 36 minutos. Na segunda rodada, enfrentou a Inglaterra, então campeã do mundo. Em partida disputada, o Brasil venceu por 1 a 0, com um lindo gol aos 14 minutos da etapa final feito por Jair.
 
Para encerrar a primeira fase, enfrentou a Romênia, pela primeira colocação no grupo: os romenos deram trabalho e Pelé abriu o placar aos 19 minutos. Jairzinho fez um aos 22 e no segundo tempo Pelé outro, com o Brasil vencendo por 3 a 2. Pelas quartas-de-final, enfrentou o Peru e Rivelino já marcou aos 11 minutos e 4 minutos depois Tostão ampliou o marcador. No segundo tempo, aos 7 minutos, de novo Tostão ampliou vantagem. No final, Jairzinho driblou dois e liquidou o jogo: 4 a 2.

Na semifinal, a seleção já era grande favorita à conquista do título. O adversário foi a forte seleção do Uruguai. Debaixo de chuva, o Uruguai saiu na frente. Quando parecia que o Brasil sairia para o intervalo perdendo, Clodoaldo recebeu o passe de Tostão, invadiu a área uruguaia e empatou. No segundo tempo, brasileiros voltaram dispostos a carimbar o passaporte para a final. Jairzinho, aos 31 minutos virou o jogo para a equipe e Rivelino com chute poderoso, no final da partida, fez 3 a 1.

No dia 21 de junho, com o estádio Azteca lotado por 107 mil pessoas, Brasil e Itália se enfrentaram para disputar o grande título. Mais uma vez, a estrela de Pelé brilhou e de cabeça colocou o Brasil na frente. Porém, o jogo foi para o intervalo empatado. No segundo tempo aos 20 minutos, Gérson acertou chute cruzado e virou. Logo depois, Pelé ajeitou de cabeça e o Jairzinho empurrou para as redes. A 3 minutos do final, Pelé tocou para Carlos Alberto, que concretizou 4 a 1: o tricampeonato.