FutebolGlobal

Domingo, 18 de Agosto de 2019

COPA DO MUNDO DE 1994: BRASIL TETRACAMPEÃO

O Brasil estreou contra a Rússia, na cidade de San Francisco. Com os gols de Romário e Raí, este último cobrando pênalti, o time triunfou por 2 a 0. No segundo jogo, o adversário foi Camarões com grande atuação de Romário e a seleção venceu por 3 a 0. O Baixinho marcou, com Marcio Santos e Bebeto completando o placar. Na terceira partida, o Brasil encarou a Suécia e no intervalo perdia por 1 a 0. O técnico Parreira ficou insatisfeito com Raí e o meia foi então substituído pelo Mazinho.
 
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Romário, em linda jogada individual, empatou o duelo. Mas mesmo com muitas tentativas de virar o jogo, foi 1 a 1 festejado por suecos. O adversário das oitavas-de-final foram os Estados Unidos, donos da casa, no dia 4 de julho, data da independência norte-americana. Com um a menos (Leonardo expulso), Brasil sofreu até o fim da partida. Romário se livrou então de 3 americanos e deu passe para Bebeto, que bateu cruzado: gol da classificação.
 
O Brasil enfrentou Holanda nas quartas-de-final. Aos 53, Aldair lançou Bebeto, que cruzou e então Romário com lindo sem-pulo fez primeiro gol. Depois Bebeto entrou cara a cara, driblou o goleiro e rede. Porém eles também marcaram 2. Branco sofreu falta que cobrou: a bola tocou na trave antes de entrar: 3 a 2. A seleção na semifinal de novo contra Suécia. O único gol no fim: Jorginho cruzou e Romário cabeceou entre suecos grandalhões. Após 24 anos, Brasil em uma decisão de Mundial.
 
No dia 17 de julho de 1994, em Los Angeles, a seleção brasileira em campo para decidir mais uma Copa contra a também tri Itália. O jogo truncado foi para a prorrogação, onde as equipes cansadas pouco atacaram e o empate persistiu. Pela primeira vez na história o Mundial decidido nos pênaltis. A última cobrança italiana foi de Baggio que tinha que marcar, porém chutou por cima do travessão de Taffarel. Grande festa nos Estados Unidos. O Brasil sagrava-se único Tetracampeão do mundo.