FutebolGlobal

Domingo, 18 de Agosto de 2019

CONFEDERAÇÃO ASIÁTICA DE FUTEBOL

A Confederação Asiática de Futebol (AFC) ou em inglês “Asian Football Confederation”, representa as seleções e os clubes de futebol da Ásia. Fundada em 1954 nas Filipinas, ela é a entidade oficial responsável por organizar todas as competições internacionais no continente asiático. Atualmente, está sediada em Kuala Lumpur na Malásia. Os seus principais torneios: para as seleções nacionais de todo continente é a Copa das Nações da Ásia e para os clubes é a Liga dos Campeões da AFC.

COPA DA ÁSIA 2019 (United Arab Emirates) - 5/1-1/2

A Copa da Ásia da AFC, conhecida como a Copa das Nações da Ásia, é a principal competição de futebol da Confederação Asiática de Futebol e do continente da asiático. Realiza-se a cada 4 anos desde 1956. Um torneio de classificação determina as seleções participantes, com as 2 rodadas de mata-mata. O país-sede e campeão anterior são classificados automaticamente. Somente 4 países foram admitidos na primeira Copa e agora já disputam 16 seleções classificadas de um total de 43. O país com mais título na Copa da Ásia é o Japão com 4, seguido por Arábia Saudita e Irã com 3.

LIGA DOS CAMPEOES

A AFC também gerencia a Liga dos Campeões, a competição anual entre clubes envolvendo os campeões nacionais e vencedores das copas das suas 14 federações mais fortes. Foi formada em 2002/2003, com fusão da Copa dos Campeões e Recopa Asiática. Um clube já ganhou o torneio 3 vezes: o Pohang Steelers da Coréia do Sul. Em 2009, a disputa foi ampliada para atuais 35 clubes. Em 2013, comandados pelo técnico italiano Marcelo Lippi, o trio brasileiro Darío Conca, Muriqui e Elkeson levou o Guangzhou Evergrande, da China, à glória: o time segurou um empate com o FC Soul da Coréia do Sul, no jogo de volta e foi campeão da Liga dos Campeões da Ásia. Milhares de torcedores no estádio 100% lotado, viram o país com maior população do Planeta todo conquistar o grande continente pela segunda vez na história (a primeira havia sido em 1990, com o Liaoning).

COPA AFC

CONTINENTE ASIÁTICO: 43 EQUIPES - 4,5 VAGAS