FutebolGlobal

Domingo, 18 de Agosto de 2019

CONFEDERAÇÃO AFRICANA DE FUTEBOL

Centro de Excelência CAF (2014) Centro de Excelência CAF (2014)
A Confederação Africana de Futebol (CAF), ou em francês a “Confédération Africaine de Football”, representa o futebol internacional na África, organizando entre outras a Copa de Nações Africanas. Sua sede está no Cairo, Egito. Foi fundada em 1957 e só recebeu uma vaga garantida na Copa do Mundo pela primeira vez em 1970. Hoje, das 32 vagas disponíveis para o Mundial, tem direito a 5. Desde 1923 o Egito já participava de competições da FIFA; depois, Etiópia, Sudão e África do Sul.
 
O camaronês Issa Hayatou, de 66 anos, foi reeleito em 2013 pela sexta vez e para sétimo mandato consecutivo de presidente da CAF. A eleição ocorreu em Marrakech, capital do Marrocos, durante a 35a assembleia geral da entidade. A escolha foi por unanimidade. Ele está à frente da CAF desde 1988: fez carreira como atleta em seu país e entrou na Confederação já nos anos 70. Ascendeu ao poder no continente com ajuda declarada do brasileiro João Havelange, então presidente da FIFA.

COPA DAS NAÇÕES 2019 (EGITO) - 7/30 junho

A Copa Africana de Nações ou Taça de África das Nações, é a principal competição de futebol da Confederação Africana de Futebol e do continente africano. Realiza-se a cada 2 anos desde 1968. Na primeira edição em 1957, apenas 3 seleções participaram: Egito, Sudão e Etiópia. Em seguida foi preciso criar um torneio de qualificação, devido ao crescente número de participantes. Agora, o número final de equipes é 16. Os maiores vencedores são: Egito (6 títulos), Camarões e Gana (4).

LIGA DOS CAMPEÕES

O torneio teve o início em 1964, denominado de Copa Africana dos Campeões, até 1997, quando o nome foi modificado e passou a se chamar Liga dos Campeões da África. Com novo regulamento, juntou as 42 equipes vencedoras dos campeonatos nacionais de clubes para que disputem o maior troféu do futebol na CAF. Em 2013, o Al Ahly do Egito venceu por 2 a 0 o Orlando Pirates da África do Sul e foi vencedor conquistando torneio continental pela 8ª vez: faturou inédito octacampeonato.

COPA CONFEDERAÇÃO