FutebolGlobal

Domingo, 18 de Agosto de 2019

UNIÃO DAS ASSOCIAÇÕES EUROPÉIAS DE FUTEBOL

LOGO DA UEFA LOGO DA UEFA
Em 15 de junho de 1954, a UEFA foi fundada na cidade de Basel, Suíça, devido à necessidade de se criar uma organização mais local para o futebol europeu, em vez de ficar dependendo da FIFA, órgão máximo do esporte no mundo. No ano seguinte, por iniciativa do jornal francês L’Equipe e já com a chancela da UEFA, já se iniciou a disputa do seu mais famoso torneio (Liga dos Campeões). Em 1958, a entidade conseguiu organizar a sua competição entre seleções européias (Eurocopa).
 
A UEFA foi fundada em 01 de Janeiro de 1950 na França como consequência de discussões entre as confederações da França, Itália e Bélgica. A sede era em Paris até 1959, quando a organização mudou-se para Berlim. Henri Delaunay foi primeiro Secretário-Geral e Ebbe Shwartz o presidente. O centro administrativo desde 1995 é em Nyon, Suíça. No início composta por 25 confederações e agora são 53. Controla a premiação, regulamentos e direitos de mídia para competições européias.
 
Desde sua criação, o órgão que já teve como presidente o francês MichelPlatini, decidiu tomar as rédeas do futebol no velho continente e assumiu a responsabilidade de incentivar o esporte na Europa. Hoje, há 53 federações nacionais afiliadas à Uefa. Ela é a Confederação de Futebol mais influente e bem-sucedida do mundo. Um reflexo disso é o número das vagas que cabem à Europa na Copa do Mundo: dos 32 participantes, 13 se classificam por meio das eliminatórias européias.

EUROCOPA SELEÇÕES

O Campeonato Europeu de Futebol é o principal campeonato de futebol entre seleções dos países da UEFA. Acontece a cada 4 anos desde 1960 e foi originalmente chamado de Copa das Nações Européias, mudando de nome para Eurocopa em 1968. Até 1976 apenas 4 seleções entravam na fase final do torneio. A partir de 1980 esse numero aumentou para 8 e desde 1996 são 16 seleções que jogavam o torneio. A partir de 2016 serão 24 seleções disputando esta competição continental.

Em algumas edições as finais foram disputadas em mais de um país-sede. A primeira vez que isso ocorreu foi na Euro 2000 sediada em conjunto por Bélgica e Holanda. Em 2008, esse Campeonato Europeu foi disputado na Áustria e Suíça. Em 2012 o torneio foi disputado também em dois países: Polônia e Ucrânia. Ganharam a competição 3 vezes a Alemanha e a Espanha. O Comité Executivo da UEFA já aprovou a realização da Euro 2020 em vários países, organizados por área geográfica.

Na decisão do Comitê Executivo da Uefa para 2016, pesou o apoio político e esportivo com o qual contava a candidatura, o que se demonstrava com as presenças em Genebra do então presidente francês Sarkozy e do histórico jogador Zinedine Zidane. O presidente da Uefa, Michel Platini, que não votou por ser francês, afirmou que “resultado apertado, é demonstração da democracia no interior da entidade e que ele não é um déspota”, em resposta ao seu apoio implícito à França.

A França derrotou a Turquia pela vantagem mínima na votação final e foi escolhida em 2010 como país organizador da Eurocopa em 2016, quando completará 18 anos que sediou a Copa do Mundo de 1998 e 32 anos após ter recebido a EURO. O Comitê Executivo da Uefa escolheu franceses por 7 votos, contra 6 dos turcos, após a Itália excluída. As cidades-sede da torneio de 2016: Bordeaux, Lens, Lille, Lyon, Marselha, Nancy, Nice, Paris, Saint-Denis, Saint-Etienne, Estrasburgo, Toulouse.

Na Eurocopa de 2020, quando a UEFA vai comemorar 60 anos de atividades, sua mais importante competição, terá grandes mudanças. As equipes vão disputar pelo menos 2 jogos em casa e cada grupo terá 2 cidades anfitriãs, que não poderão distar mais do que 2 horas em ligações aéreas. O trabalho é no sentido de que a logística, seja mais fácil para os adeptos que viajam: 53 países, 34 seleções, 13 cidades-sede, mas apenas uma língua em comum, que será a linguagem do Futebol.

LIGA DOS CAMPEOES DA EUROPA

O número de vagas de cada país para a Liga dos Campeões, é decidida por meio da contagem de pontos que avalia o desempenho dos clubes de cada uma das nações afiliadas à Uefa nos últimos 5 anos. O número de participantes para cada federação varia entre um e 4, com o campeão do ano anterior defendendo o título. Ela tem a fase preliminar, com confrontos em mata-mata e perdedores disputam Liga Europa. Os vencedores, tem vaga na fase de grupos do principal torneio continental.


Na fase de grupos, são 8 chaves, com 4 clubes cada uma. Os times de mesmo grupo jogam entre si 2 vezes, como mandante e visitante. Equipes de mesmo país, obrigatoriamente não podem ficar na mesma chave. O primeiro e o segundo colocado de cada grupo se classificam para as oitavas-de-final, continuando em sistema mata-mata até a final. A grande decisão da Liga dos Campeões, hoje principal vitrine do futebol mundial, é disputada em estádio neutro decidido antes e jogo único.


Nas oitavas-de-final é também proibido que clubes de um mesmo país se enfrentem. Os confrontos são em 2 partidas. Equipes que participaram da fase anterior no mesmo grupo, também não jogam entre si nesta fase e confrontos são sempre do 1º colocado de sua chave com 2º da outra. O time que se classificou na 2ª posição joga primeiro em casa. Caso empatem em número de pontos e no saldo de gols, os critérios de desempate são gols marcados fora, prorrogação e disputa de pênaltis.


Nas quartas-de-final e nas semifinais, os confrontos são decididos de acordo com desempenho de cada clube nos 8 jogos anteriores (número de pontos na fase de grupos e 2 partidas das oitavas-de-final). A competição continuará em mata-mata até a final. A decisão continental é disputada em um estádio neutro que é sempre decidido antes, em uma partida única. O clube recordista é o Real Madrid com 9 títulos, seguido por Milan (7), Liverpool e Bayern Munique (5), Barcelona e Ajax (4).

LIGA EUROPA

A “UEFA Europa League”, antiga Taça UEFA ou Copa da UEFA, é uma competição de futebol de clubes europeus. É o segundo campeonato mais importante no futebol europeu, atrás da Liga dos Campeões da UEFA. Em 1971, a UEFA assumiu a organização, mudando o formato e o nome da competição: hoje passou a ter 48 equipes participantes divididas em 12 grupos com 2 classificados em cada grupo, juntando-se depois aos 8 terceiros colocados dos grupos da Liga dos Campeões.


Durante 25 anos de competição, a final foi disputada em 2 confrontos, com cada time jogando em seu estádio e do adversário. Em 1998, a Internazionale Milano derrotou a Lazio em campo neutro, em Paris, a 1ª final disputada em única partida. O Tottenham venceu o torneio inaugural, de 1972. As equipes da Juventus, Inter e Liverpool são recordistas com 3 conquistas cada. O Real Madrid e o Sevilla são únicos a vencerem de forma consecutiva. Itália é o país que mais venceu (9 no total).


Além disso, o torneio possui bola própria usada nos jogos. Anunciada durante o recente congresso que a entidade reguladora do futebol europeu realizou em Londres, uma nova medida desde já não apenas agrega valor à Liga Europa e promete intensificar a briga pelas posições intermediárias nos campeonatos nacionais europeus: agora a UEFA decidiu incluir uma vaga para o campeão da Liga Europa na edição seguinte da Liga dos Campeões, já ocorrendo a partir da temporada 2014-2015.

SUPER COPA UEFA 2010: ATLÉTICO 2 X 0 INTER SUPER COPA UEFA 2010: ATLÉTICO 2 X 0 INTER
LIGA FEMININA DAS CAMPEÃS LIGA FEMININA DAS CAMPEÃS Lyon - Bicampeãs 2011/2012 Lyon - Bicampeãs 2011/2012

Super Copa

A Supercopa da UEFA é a 3ª competição mais importante de futebol do continente, que se realiza anualmente entre as equipas vencedoras da 1ª e da 2ª competições mais importantes da Europa ao nível de clubes, respectivamente a Liga dos Campeões da UEFA e a Liga Europa da UEFA. A competição realiza-se no início das temporadas nacionais em agosto e tem um status de abertura oficial da temporada europeia dos clubes, mesmo com campeonatos e outros certames iniciados.